Fórum lança terceira e quarta edições da revista Justiça Social

postado em: Sem categoria | 0

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social lança a terceira e quarta edição da revista Justiça Social nesta quarta (01). As publicações são resultado dos eventos envolvendo dois eixos da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, que é coordenada pelo Cofecon. Os debates foram gravados e podem ser acessados no canal do Cofecon no YouTube.

Eixo 4  

A terceira edição é dedicada ao Eixo 4 da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, que tem como objetivo reforçar a função social do Estado. O eixo foi discutido por meio de webinários, em outubro de 2020, que resultaram nos artigos apresentados na revista.   

O professor de economia Ladislau Dowbor fala sobre a dicotomia público/privado na economia e o papel vital das políticas sociais. Mas a quem o Estado serve? Francisvaldo Mendes, presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, discute esta questão em seu artigo. Já Guilherme Mello, professor e coordenador do programa de pós-graduação em desenvolvimento econômico da Unicamp, disserta sobre um estilo de desenvolvimento orientado por missões socioambientais. Livi Gerbase, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), apresenta campanha de transparência na concessão de benefícios fiscais. A revista pode ser acessada AQUI.   

Eixo 5  

A quarta edição da revista tem como base o eixo 5 da campanha, que trata sobre democracia e participação social. As pautas decorrentes do tema foram debatidas em webinários realizados pelo Cofecon entre setembro e outubro de 2021.  

Estão presentes artigos que mostram a visão da imprensa e que foram escritos pelos jornalistas Paulo Jeronimo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Samuel Pantoja Lima, professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Vilson Antonio Romero, membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).  

José Menezes Gomes, professor e membro da Rede Internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública (RICDP), e Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida e membro titular da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falam sobre as dívidas dos estados brasileiros. Já Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e juíza titular da 40ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, escreve sobre democratização do sistema de justiça. O viés econômico da pauta é apresentado por Marcela Vieira, educadora popular e assessora na Cáritas Brasileira. A revista conta ainda com matéria sobre desigualdade social no cenário pandêmico e pode ser acessada AQUI.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *